Segurança em Trilhos de Trem

O transporte ferroviário é um dos mais tradicionais do Brasil. Com locomotivas existentes desde o período Imperial, o modal ferroviário passou por um período de poucos investimentos no setor. Contudo, nas últimas décadas registrou-se um aumento do interesse nesse tipo de transporte. Entre 1997 a 2014 o valor total de investimentos da União e das concessionárias do segmento ultrapassou R$ 45 bilhões, de acordo com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

Qualquer operação ferroviária deve ter como prioridade a garantia da segurança operacional. Isso é obrigatório pois, assim, assegura-se a integridade para o transporte de cargas e de passageiros. Nos últimos anos, aprimorou-se a segurança com inovações tecnológicas e técnicas.

Todavia, um aspecto muito importante para garantir a segurança tem relação com os trilhos de trem. No artigo, você acompanha uma análise profunda dessa conexão e confere dicas para escolher corretamente os trilhos.

A segurança da malha ferroviária

Qualquer operação ferroviária deve ter como base a segurança operacional. Esse fator não pode ser negociável pois, do contrário, corre-se o risco de que acidentes aconteçam. 

Vale a pena lembrar, de toda forma, que o número de acidentes ferroviários é menor do que outros modais, como, por exemplo, o rodoviário. Entretanto, quando os acidentes ferroviários ocorrem, eles costumam ser de grandes proporções. Portanto, é necessário evitar que eles aconteçam. 

Há várias medidas que contribuem para uma maior segurança da malha ferroviária. Confira.

Capacitação de trabalhadores

A capacitação de profissionais que trabalham nas empresas ferroviárias é essencial. Trabalhadores que tenham mais conhecimento poderão saber como tomar melhores decisões nos diferentes cenários, com base em estudos e atualizações da área.

Modernização dos processos

A aplicação de inovações tecnológicas nas linhas férreas auxiliam na redução de riscos de acidentes. Hoje, há vários mecanismos modernos que os especialistas usam para prevenir problemas e para corrigir falhas. 

Por exemplo, uma estratégia muito importante é a de análise de trilhos de trem via ultrassom. O aparelho lança ondas nos trilhos e, pelas vibrações, o profissional consegue saber se há algum tipo de falha.

Manutenção de trilhos de trem

Além disso, a manutenção de trilhos também é essencial para garantir o pleno funcionamento do modal ferroviário. A manutenção é uma etapa obrigatória que deve ser feita para verificar se está tudo correto. 

Campanhas de conscientização

Em muitos casos, as linhas férreas existem próximas a áreas com concentração de pessoas. Ou, então, há quem precise atravessar as linhas férreas por razões de trabalho.

Nesse sentido, é preciso investir em campanhas de conscientização para que esses grupos saibam quais são os procedimentos necessários para se ter, com o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos. 

Controle de velocidade

O excesso de velocidade dos trens pode causar acidentes. Portanto, o controle de velocidade é uma atitude obrigatória para minimizar a chance de problemas. 

Escolha correta de trilhos de trem

O que saber?

Cada projeto de ferrovia tem necessidades específicas que precisam ser atendidas. Assim, essas necessidades estão associadas à escolha correta de trilhos de trem.

Por exemplo, trilhos mais leves poderão ser melhores para malhas ferroviárias que transportam menor volume de cargas. Contudo, trilhos mais pesados trarão mais benefícios para as malhas que terão um transporte de carga mais pesado.

Além disso, é preciso avaliar as condições topográficas e climáticas da região na qual a malha ferroviária passará. Isso porque esses dois fatores se relacionam com a escolha de trilhos de trem, pois alguns materiais são mais aconselháveis para certos locais do que outros.

Como escolher?

Em primeiro lugar, avalie qual é a necessidade do projeto de ferrovia. Confira se o mais adequado é usar trilhos leves ou pesados. Em seguida, conheça os diferentes tipos de trilhos. Eles se diferenciam em trilhos, formatos, materiais e perfis. 

Depois, pesquise as empresas que atuam no segmento ferroviário. É aconselhável pesquisar o histórico da empresa, a relação que ela possui com outros consumidores e se ela tem expertise na área.

Opte por empresas que consigam garantir a procedência de qualidade dos trilhos, pois, do contrário, o projeto de ferrovia poderá ser comprometido.

Quer comprar trilhos de trem de qualidade?

Comprar trilhos ferroviários de qualidade é fundamental para garantir o sucesso do projeto ferroviário, em especial quando se fala em assegurar que a malha ferroviária será segura para o transporte de cargas e de passageiros.

A segurança está diretamente relacionada com a escolha correta de trilhos de trem. Isso porque são os trilhos que suportarão o alto volume de cargas e de passageiros, além de aguentarem o atrito das rodas do trem.

Portanto, na hora de escolher os trilhos de trem correto, é fundamental levar em consideração as necessidades do projeto da ferrovia e a empresa responsável por produzir os trilhos de trem. Isso é crucial para garantir uma infraestrutura ferroviária durável, eficiente e segura.

Dessa maneira, se você precisa comprar trilhos, saiba que a equipe de especialistas da GMS estará pronta para te ajudar. Com anos de experiência no setor, a empresa tem compromisso com a qualidade da produção de trilhos.

Na GMS você encontra uma grande variedade de trilhos ferroviários, cuja produção se pauta na qualidade, sustentabilidade e durabilidade. Líder no segmento e com expertise e compromisso com a excelência, você encontrará os trilhos que atendem as necessidades do projeto.Assim, se você está buscando trilhos ferroviário, entre em contato com a GMS hoje mesmo.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn