Arquitetura e Design de Trilhos de Trem

Quando falamos do projeto de construção de malha ferroviária, é preciso considerar uma série de questões. O desenho do projeto, tendo em vista a segurança e maior eficiência das ferrovias, a escolha dos materiais certos e a análise crítica do impacto ambiental são apenas alguns desses aspectos.

Além disso, é necessário levar em conta a arquitetura e design de trilhos de trem, bem como as estruturas de pontes, túneis e viadutos e a integração deles ao ambiente já existente.

Sem dúvidas, esse projeto deve ser feito por um profissional especializado na área, que tenha conhecimentos suficientes para tal. Muitas pessoas, ao verem os trilhos de trem, podem se esquecer de que houve um grande estudo antes de toda a construção.

Portanto, no artigo de hoje você confere um pouco mais sobre a arquitetura e design de trilhos de trem e de outras estruturas da malha ferroviária. Veja mais a seguir.

A arquitetura e design de estruturas

Os trens, muitas vezes, precisam passar por terrenos que apresentam irregularidades. Dessa maneira, torna-se fundamental prever isso no projeto e elaborar projetos arquitetônicos de estruturas que contornem esses problemas. Esse é o caso das pontes, dos túneis e dos viadutos.

As pontes

A construção das pontes acontece quando a passagem da ferrovia precisa ser feita em um trecho com obstrução. Essa obstrução pode ser de estradas, de vales ou de rios, por exemplo. A ponte é uma construção elevada e pode ser feita a partir de diversos materiais, como aço e ferro.

 Há diversos tipos de pontes, como:

  • Pontes em arco;
  • Pontes suspensas;
  • Pontes estaiadas;
  • Pontes de viga;
  • Pontes basculantes.

Cada um desses tipos tem características específicas. No caso da ponte feita para passagem de trem, é necessário considerar, por exemplo:

  • O peso do trem, em conjunto com a sua carga;
  • Os aspectos climáticos, como ventos fortes;
  • A velocidade do trem e as forças que ela gera;
  • Demais forças como a tensão e compressão. 

No Brasil, as maiores pontes ferroviárias são a Ponte Rollemberg-Vuolo, a Ponte Eurico Gaspar Dutra, a Ponte do Cacequi e a Ponte Marcelino Ramos.

Os túneis

Outra estrutura que pode compor a arquitetura e o design da malha ferroviária são os túneis. Ao contrário das pontes e dos viadutos, os túneis se localizam no solo, funcionando como passagens subterrâneas. Eles são úteis especialmente em locais de difícil acesso, pois contornam possíveis obstáculos.

Para construir túneis é fundamental ter um planejamento de qualidade. A razão para isso é que eles não podem ser feitos em qualquer lugar. Assim, a construção é delicada e exige profissionais competentes.

Uma vantagem dos túneis para o modal ferroviário é que eles permitem a criação de um percurso mais simples. Isto é, com o desvio de obstáculos, os trens podem passar mais facilmente.

O maior túnel ferroviário do Brasil liga as cidades de Itabirito (MG) à Barra Mansa (RJ). Conhecido como Tunelão, ele faz parte da Ferrovia do Aço. São mais de 8,5 quilômetros de extensão.

Os viadutos

Os viadutos, assim como as pontes, também têm o objetivo de elevar a altitude. Ao fazer isso, desvia-se de obstáculos para que possa ocorrer a passagem de trens. Normalmente, os obstáculos são urbanos, como áreas com grande concentração de pessoas, ou áreas naturais de difícil acesso.

Uma curiosidade é que o maior viaduto ferroviário da América Latina fica no Brasil. O seu nome é Viaduto 13, ou Viaduto do Exército. Ele se localiza no sul do país e a sua construção remonta à década de 1970.

Ele faz parte da Ferrovia do Trigo e liga as cidades de Vespasiano Corrêa (RS) e Muçum (RS). Com altura de 143 metros e comprimento de 509 metros, ele é um dos maiores viadutos ferroviários do planeta.

Como é feita a produção de trilhos de trem?

Em primeiro lugar, a produção de trilhos de trem deve atender às normas e às regulamentações vigentes. Elas são responsáveis por garantir a qualidade e eficiência deles na utilização em ferrovias.

A produção de trilhos de trem geralmente tem como matéria-prima o aço carbono. Contudo, é possível usar outros materiais. Os trilhos de trem não são iguais. Cada tipo tem características que influenciam a durabilidade e a resistência.

Por exemplo, um fator que impacta a escolha é o peso do trilho de trem. Quanto maior o peso da barra, maior será o peso que os vagões poderão transportar. Antes de tudo, é preciso entender qual tipo de trilho o seu projeto precisa. 

O impacto ambiental da construção de trilhos de trem

O modal ferroviário é um dos que menos agride o meio ambiente. Isso ocorre já que há alguns benefícios desse meio de transporte que contribui para essa realidade. 

Por exemplo, os trilhos de trem exigem menor liberação de gases poluentes, conseguem transportar maior quantidade de carga e oferecem maior proteção para as cargas.

Embora tenha vantagens, o transporte ferroviário ainda preocupa em razão do trajeto das locomotivas. Isso porque os trens, muitas vezes, passam por áreas verdes. Desse modo, pode ocorrer o desmatamento e alteração de ecossistemas locais. Por isso, os planos de construção de ferrovias devem promover o menor impacto ambiental possível.

Assim, é comum que muitas empresas ligadas à indústria ferroviária invistam em ações de responsabilidade ambiental. Algumas das atividades, segundo a ANTF (Agência Nacional dos Transportadores Ferroviários), são:

  • Campanhas educativas para a população que mora próxima às malhas ferroviárias;
  • Campanhas com as pessoas que fazem uso do transporte ferroviário sobre o que pode acontecer se elas jogarem lixo nas vias.

Quer comprar trilhos de trem?

A construção da linha férrea tem relação com um projeto. Esse projeto, por sua vez, pode incluir a malha ferroviária e a construção de estruturas como pontes, viadutos ou túneis.

Entretanto, os trilhos de trem são a base para todo projeto, pois são eles que irão compor as vias e que aguentarão o impacto dos trens. Então, a compra de trilhos deve ser feita com consciência.

Na hora de comprar, faça a escolha por uma empresa responsável, com sólido histórico no mercado, como a GMS. A expertise e a confiança podem fazer toda a diferença.

Se você procura trilhos de trem, considere a GMS. A empresa tem anos de participação no mercado e produz trilhos seguindo normas rigorosas. Entre em contato hoje mesmo e faça a sua cotação!

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn