Desafios Logísticos na Compra de Trilhos

O modal ferroviário é uma alternativa interessante para quem precisa fazer o transporte de cargas. Isso porque ele apresenta muitas vantagens com relação a outros tipos de modais. As primeiras locomotivas surgiram durante o período Imperial, no século XIX, e passaram por muitas mudanças ao longo dos séculos. 

Contudo, há alguns desafios logísticos na compra de trilhos de trem. As empresas devem estar cientes deles, para evitarem maiores problemas. No artigo de hoje, você confere quais são os desafios e confere dicas para tentar contorná-los. 

Vantagens logísticas do modal ferroviário

Transporte de grandes volumes

Um dos principais benefícios desse modal é a possibilidade de transportar um grande volume de cargas, com segurança e eficiência. Há um menor risco de acidentes quando comparado a outros tipos de transporte, o que assegura maior proteção às encomendas.

Para empresas que precisam de uma grande movimentação de carga, essa pode ser a escolha ideal.

Menor impacto ambiental 

O modal ferroviário já é um dos modais com menor impacto ambiental e, nos últimos anos, novos esforços têm sido feitos para ampliar ainda mais a sustentabilidade desse tipo de transporte.

Nesse sentido, outra vantagem logística é que as empresas podem fazer uso de um modal que está em consonância com as últimas tendências de responsabilidade ambiental.

Redução de custos

A logística ferroviária favorece uma redução de custos quando comparada a outros modais, como o rodoviário. Isso porque o consumo de energia de trens é menor, assim, além de favorecer o meio ambiente, reduz o gasto operacional para transportar um alto volume de cargas.

Embora apresente vantagens, há também desafios logísticos do modal ferroviário. Por exemplo, nas últimas décadas pode-se ver a falta de investimentos na área. 

Isso resultou em malhas ferroviárias insuficientes e inadequadas para atender a demanda do país. Nos últimos anos, contudo, começou a acontecer uma revitalização do setor. Assim, isso pode trazer efeitos positivos para as empresas.

Desafios logísticos na compra de trilhos

Desafios na hora de comprar 

Procedência dos trilhos ferroviários

Em primeiro lugar, está o desafio da procedência dos trilhos ferroviários. Hoje, sabe-se que há tentativas de vender trilhos furtados ou roubados. Contudo, esses trilhos não têm garantia de onde vieram, ou da qualidade do material usado na produção.

Na hora de comprar, é preciso levar em consideração apenas empresas sérias e que têm compromisso com a produção de trilhos. Esse é o caso, por exemplo, da GMS. 

A nota de origem

Um dos desafios logísticos tem relação com a nota de origem dos trilhos. Eles devem vir acompanhados da respectiva nota, que deve ser associada a uma ferrovia conhecida, como, por exemplo, a RUMO, MRS ou VLi. 

Pesquisando as empresas e avaliação de consumidores

Antes de comprar, pode ser necessário levar um tempo para pesquisar sobre as empresas que atuam na área. Essa é uma forma de garantir que você estará fazendo a melhor escolha de compra. 

Além de pesquisar sobre as histórias, considerando o histórico, experiência e compromisso com a produção, pode-se analisar, igualmente, a avaliação de consumidores. Essa é uma boa métrica para saber se outras pessoas gostaram dos serviços da empresa.

Desafios na hora de transportar

Recebendo os trilhos 

Na hora de receber os trilhos de trem da empresa, é essencial fazer a conferência para verificar se os trilhos entregues possuem as características dos trilhos comprados. 

Assim, é preciso checar se o material dos trilhos corresponde ao que foi comprado, e se não há nenhum tipo de irregularidade, desgaste, ou quebras. Em certos casos, por conta do transporte, os trilhos podem acabar sofrendo danos, e isso pode ser prejudicial, posteriormente, para a eficiência e segurança operacional da malha ferroviária.

Caso haja qualquer tipo de problema ou caso os trilhos entregues não sejam aqueles que foram comprados, é necessário entrar em contato com a empresa para, conjuntamente, buscar uma solução para o problema.

Pagamento após o recebimento

Por conta da necessidade de avaliar os trilhos no momento da entrega, é aconselhável efetuar o pagamento apenas após fazer a checagem presencial dos itens. 

Onde e como comprar trilhos de trem de qualidade?

Comprar trilhos ferroviários de qualidade é fundamental para garantir o sucesso do projeto ferroviário. Qualidade, segurança e eficiência devem ser prioridades na hora de comprar os trilhos ferroviários. Por isso, a escolha deles é algo crucial para garantir uma infraestrutura ferroviária durável, eficiente e segura.

Portanto, se você precisa comprar trilhos, conte com o auxílio da equipe de especialistas da GMS. A empresa é líder no setor, e oferece uma grande variedade de trilhos ferroviários pautados na sustentabilidade e na alta qualidade. 

A empresa é conhecida pela confiabilidade,  expertise e pelo compromisso com a excelência. Na GMS, você encontra trilhos duráveis, seguros e eco-friendly.Se você está buscando trilhos ferroviários para o seu projeto, entre em contato com a GMS hoje mesmo.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn