Manutenção de Trilhos de Trem

O modal ferroviário tem uma grande importância para o cenário de transportes no Brasil. Isso porque o país tem grandes dimensões e, muitas vezes, é necessário transportar produtos que estão em regiões mais centrais para as regiões portuárias e para os grandes centros.

Nos últimos anos, o transporte ferroviário passou por muitas mudanças fruto das inovações tecnológicas. Essas mudanças contribuem para que o modal tenha maior eficiência e segurança operacional. Assim, um ponto muito importante para a segurança é a manutenção de trilhos de trem. 

Portanto, no artigo de hoje, você vai acompanhar, com detalhes, como funciona a manutenção de trilhos de trem. Ainda, você confere também conselhos para a conservação e dicas para comprar trilhos ferroviários de qualidade para reduzir os custos de manutenção. 

Como a manutenção de trilhos de trem é feita?

Quando falamos de transporte ferroviário, a segurança operacional precisa ser uma palavra-chave. Isso porque é fundamental garantir que todos os componentes da malha ferroviária estão em pleno funcionamento, para assegurar a integridade de passageiros e cargas.

Os trilhos de trem, com o tempo, sofrem desgastes devido ao tempo e à constante utilização deles. Os trilhos sofrem a pressão dos trens, que carregam um alto volume de cargas. O peso e o atrito com as rodas do trem faz com que o material comece a se desgastar, o que pode prejudicar a eficiência e a segurança do transporte.

A manutenção auxilia a prolongar a vida útil dos elementos, não apenas de trilhos ferroviários, mas também de estações de controle, dos trens e outros. Desse modo, é essencial que a manutenção de trilhos de trem esteja em dia. 

A manutenção precisa ser preventiva, no sentido de evitar falhas ou até mesmo acidentes. Contudo, ela também precisa ser preditiva. Ou seja, através da manutenção se constata possíveis problemas futuros, e uma equipe especializada deve atuar na correção de erros que podem levar a esses problemas.

Quem faz a manutenção são os técnicos de manutenção ferroviária, que sabem operar equipamentos tecnológicos para avaliar o estado dos trilhos ferroviários. 

Manutenção via ultrassom

Uma das maneiras mais populares de realizar a manutenção de trilhos de trem é via ultrassom. Antes de mais nada, vale a pena lembrar que essa técnica serve para detectar se há defeitos na parte interna dos trilhos.

Ela funciona da seguinte forma: um especialista usa equipamentos específicos para enviar ondas sonoras para os trilhos. Essas ondas, que são de alta frequência, fazem o trilho vibrar. E, a partir dessas vibrações, o especialista pode dizer se há algum tipo de problema.

Entretanto, é preciso que as ondas sonoras passem por toda a extensão do trilho. Então, os profissionais precisam se deslocar por todo o caminho, utilizando o equipamento para checar as vibrações.

A manutenção que os especialistas farão depende dos resultados que o ultrassom apresentará. Isso porque cada tipo de falha exige um tipo diferente de estratégia para correção. 

Quando essas correções forem feitas, os técnicos deverão fazer mais uma vez a checagem com o ultrassom para garantir que houve a resolução de todas as falhas. Se houver a detecção, mais uma vez, de problemas, será preciso adotar novas estratégias. 

Manutenção via softwares

Além disso, há a possibilidade de fazer a manutenção via softwares. Nesse caso, o profissional utiliza módulos de software e lasers para verificar se existem desgastes no perfil do trilho, por exemplo.

Com essa técnica, é possível avaliar para qual direção o desgaste vai, qual é a área de extensão do desgaste, se houve ou não perda de massa, e se houve, de quanto foi a perda e mais.

Conselhos para a conservação de trilhos de trem

Caso a manutenção dos trilhos de trem não seja feita na data correta, isso pode gerar o rompimento de peças. Como resultado, pode ocorrer descarrilamento. Isso causa prejuízo tanto para a empresa, quanto para os usuários da via, sejam passageiros, seja pessoas que usam as vias para transportar encomendas.

Para conservar os trilhos de trem da melhor forma possível, é fundamental usar tecnologias de ponta que sejam capazes de identificar prontamente os problemas. Investir na capacitação de bons profissionais da área também é um modo de contribuir para a efetividade da manutenção.

Além disso, deve-se mencionar que os principais tipos de desgaste são o de boleto, o vertical, o lateral e o ondulatório. É recomendável conhecer a fundo cada um desses tipos, pois cada um deles exige ações diferentes de resolução.

Como reduzir os custos de manutenção?

Embora o desgaste dos trilhos de trem seja algo que ocorra naturalmente, é possível reduzir os custos de manutenção ao comprar trilhos ferroviários de qualidade.

A compra  deve ser feita com uma empresa que tenha compromisso com a produção de trilhos de qualidade. Confira dicas para reduzir os custos de manutenção:

  • Comprar com uma empresa que tenha histórico de confiança na área de produção de trilhos ferroviários;
  • Desconfiar de preços muito baixos, pois podem indicar trilhos furtados ou roubados;
  • Exigir a nota fiscal, pois isso é um modo de garantir a procedência;
  • Avalie a experiência prévia de consumidores com a empresa;
  • Pesquise a fundo as necessidades do projeto de ferrovia para saber qual é o trilho mais adequado.

Onde e como comprar trilhos de trem de qualidade?

Comprar trilhos ferroviários de qualidade é fundamental para garantir o sucesso do projeto ferroviário. Qualidade, segurança e eficiência devem ser palavras-chave antes de comprar os trilhos ferroviários. Dessa maneira, a escolha deles é algo crucial para garantir uma infraestrutura ferroviária durável, eficiente e segura.

Assim, se você precisa comprar trilhos, conte com a ajuda da equipe de especialistas da GMS. A empresa é confiável e líder no segmento e oferece uma grande diversidade de trilhos ferroviários sustentáveis e de alta qualidade. A empresa é conhecida pela expertise e pelo compromisso com a excelência, fornecendo trilhos duráveis, seguros e eco-friendly.Se você está buscando trilhos ferroviários para o seu projeto, entre em contato com a GMS hoje mesmo.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn