Inovações no Mercado de Trilhos de Trem

As inovações tecnológicas estão afetando diversos segmentos. Com o mercado de trilhos de trem, isso não seria diferente. Embora as ferrovias existam no Brasil desde o período Imperial, quando ocorreram as construções das primeiras malhas ferroviárias, o maior período de implementação de novas tecnologias ocorreu no século XXI.

As últimas evoluções trazem uma série de efeitos positivos, como a maior segurança para passageiros e cargas, a redução de custos e a possibilidade de aplicar estratégias mais amigáveis ao meio ambiente. Em resumo, as inovações auxiliam na criação de processos produtivos mais automatizados e eficientes. 

Nesse sentido, é importante estar de olho nas novidades. Neste artigo você poderá acompanhar as últimas notícias sobre as inovações no mercado de trilhos de trem. Com isso, você entenderá como elas impactam positivamente o segmento, e verá quais são as projeções para o futuro do modal ferroviário. Por fim, você verá onde e como comprar trilhos ferroviários de qualidade.

A indústria 4.0

A Indústria 4.0, que também recebe o nome de Quarta Revolução Industrial, é um momento que representa o uso das inovações tecnológicas nos setores industriais. Esse é o caso, por exemplo, do mercado de trilhos de trem. 

Dessa maneira, há a implementação desses avanços na produção de itens. Dentre as inovações, podemos citar:

  • A realidade virtual;
  • A robótica;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • A inteligência artificial.

Muitas empresas, dentre elas as que fazem parte do segmento de trilhos ferroviários, estão adotando práticas da Indústria 4.0. 

Contudo, de acordo com a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA), há alguns desafios para o ingresso do setor na Quarta Revolução Industrial. São eles, por exemplo:

  • Integrar sistemas;
  • Capacitar mão de obra;
  • Gerenciar projetos;
  • Garantir a segurança de dados;
  • Realizar o monitoramento em tempo real.

Embora existam desafios, a CBFA ressalta que a tendência para o setor é positiva, e o futuro é promissor.

Inovações no mercado de trilhos de trem

Grande parte das inovações no mercado de trilhos de trem tem relação com o meio ambiente. Nos últimos anos, em decorrência, por exemplo, das mudanças climáticas, a preocupação com a produção de bens de consumo e com os modais aumentou.

Assim, tanto a população como as empresas estão cientes de que é preciso aplicar esforços com o objetivo de reduzir impactos ambientais. 

Novas fontes de energia 

Hoje, é possível ver a utilização de novas fontes de energia na indústria ferroviária. Por exemplo, os trens elétricos estão ganhando espaço. Outra alternativa está sendo os trens a hidrogênio, já presente em alguns países. No caso destes trens, o resíduo é o vapor de água. Como resultados positivos, ocorre a redução de gases poluentes. 

Vias inteligentes e ferrovias verdes

Há dois novos tipos de ferrovias: as ferrovias inteligentes e as ferrovias verdes. Cada uma contribui para o desenvolvimento da indústria ferroviária ao seu modo. 

Vias inteligentes e sistemas de automação

As vias inteligentes são aquelas que incorporam as inovações tecnológicas, como as da Internet das Coisas, sistemas de automação e Big Data.

Um dos exemplos são os detectores de descarrilamento. Quando um vagão descarrila e atinge o detector, ele se quebra e, em seguida, emite um alerta.

Além disso, a Big Data pode coletar dados. Especialistas na área podem, posteriormente, coletar esses dados para fazer análises e projeções.

Há muitos benefícios de adotar essas estratégias, como, por exemplo:

  • Identificação de problemas, possibilitando a realização da manutenção preventiva;
  • O aumento da segurança e da integridade de passageiros e/ou de encomendas;
  • Controle de velocidade;
  • Programar rotas;
  • Averiguação de possíveis obstáculos e falhas, com caráter preventivo;
  • Redução do risco geral de acidentes.

Contudo, deve-se considerar que sempre há espaço para aprimorar as tecnologias já existentes. Com isso, pode-se garantir ainda mais a segurança e qualidade da malha ferroviária. 

Vias verdes

Os projetos de ferrovias verdes buscam reduzir ao máximo os efeitos negativos para o meio ambiente, sem perder a eficiência e a segurança operacional da malha ferroviária.

Vale a pena lembrar que, hoje, o modal ferroviário já é um dos meios de transporte com as menores taxas de emissão de gases poluentes. O modal ferroviário é responsável por 3% das emissões. 

Por outro lado, o modal rodoviário corresponde a uma parcela de 75% das emissões. Enquanto isso, os modais aéreo e marítimo representam, cada um, entre 9 a 11%.

Mudanças nos vagões

A aplicação das inovações tecnológicas está ocorrendo também nos vagões. Dessa maneira, pode-se alcançar uma maior durabilidade do material. Além disso, as mudanças contribuem para o aumento da capacidade de carga e para a redução dos custos operacionais.

Produção de trilhos de trem

Uma outra vantagem das inovações tecnológicas no mercado de trilhos de trem é a mudança na produção dos trilhos ferroviários. Hoje, é possível reaproveitar resíduos industriais ou materiais metálicos para produzir. 

Desse modo, reduz-se os impactos ambientais em razão da extração de novos minérios para produzir os trilhos. Para quem busca apoiar o desenvolvimento sustentável, essa pode ser uma opção interessante.

O que avaliar antes de comprar trilhos ferroviários?

É fundamental avaliar se a empresa tem experiência na área e se ela tem um histórico consolidado no segmento. Verifique se os trilhos de trem acompanham a nota fiscal. Isso é essencial para saber a procedência dos trilhos.

Na hora da entrega, confira se os trilhos entregues correspondem às especificações passadas na hora da compra. Desse modo, se algo estiver errado, é preciso notificar a empresa para buscar uma solução.

Onde e como comprar trilhos de trem de qualidade?

Comprar trilhos ferroviários de qualidade é fundamental para garantir o sucesso do projeto ferroviário. Qualidade, segurança e eficiência devem ser palavras-chave antes de comprar os trilhos ferroviários. Dessa maneira, a escolha deles é algo crucial para garantir uma infraestrutura ferroviária durável, eficiente e segura.

Assim, se você precisa comprar trilhos, conte com a ajuda da equipe de especialistas da GMS. A empresa é confiável e líder no segmento e oferece uma grande diversidade de trilhos ferroviários sustentáveis e de alta qualidade. A empresa é conhecida pela expertise e pelo compromisso com a excelência, fornecendo trilhos duráveis, seguros e eco-friendly.Se você está buscando trilhos ferroviários para o seu projeto, entre em contato com a GMS hoje mesmo.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn