Guia Definitivo para Comprar Trilhos de Trem: Como Escolher a Melhor Opção para o Seu Projeto

Se é necessário levantar qualquer projeto de infraestrutura rodoviária, então uma das maiores preocupações será referente à escolha correta de trilhos de trem. Na hora de escolher o tipo mais adequado, é normal que as pessoas fiquem em dúvida. Afinal de contas, o mercado conta, hoje em dia, com uma grande diversidade.

Entretanto, há uma série de pontos que você deve levar em consideração antes de tomar uma decisão. Ao refletir sobre essas questões, será mais fácil chegar a uma boa escolha. Portanto, acompanhe o nosso guia definitivo para comprar trilhos de trem e saiba como escolher a melhor opção.

Guia definitivo para comprar trilhos de trem

Cada projeto de infraestrutura ferroviária tem as suas próprias particularidades. Por isso, antes de mais nada é fundamental fazer uma análise criteriosa daquilo que o projeto demanda para ver se os trilhos correspondem a essas exigências. 

Você deve checar, dentre outros fatores, o tipo de terreno, a velocidade dos trens, a carga esperada e condições climáticas.

Os tipos de trilhos ferroviários

Trilho TR 57 e TR 60

São os mais tradicionais das ferrovias brasileiras. São características:

  • Recebem, por eixo, até 25 e 30 toneladas, respectivamente. Por isso, são recomendados para grandes cargas;
  • Aconselhados para construção.

Trilho TR 45

Frequentes no Brasil, eles podem:

  • Aguentar, por eixo, o peso de até 20 toneladas;
  • São versáteis.

Trilho TR 32 e TR 37

  • Costumam ser vistos em ambientes industriais ou trilhos de mineradoras;
  • Conseguem aguentar, por eixo, respectivamente, 16 e 18 toneladas.

Deve-se levar igualmente em consideração a composição e o tratamento térmico dos trilhos. Isso porque com a evolução do processo de produção dos trilhos foi possível chegar a novos patamares de dureza, resistência à tração e elasticidade, por exemplo, e isso pode influenciar no resultado final do projeto.

Segurança de trilhos de trem: fator inegociável

Quando se fala em trilhos ferroviários, a segurança operacional deve estar em primeiro lugar. É importante tomar uma decisão que assegure a integridade física de passageiros, trabalhadores e cargas.

Analise criteriosamente se os trilhos de trem conseguem aguentar a carga prevista para ser transportada. Você deve avaliar também as condições dos trilhos de aguentarem vibrações e impactos. Isso auxilia a reduzir o risco de descarrilamento e outros problemas.

A eficiência operacional dos trilhos ferroviários

É recomendável que os trilhos de trem tenham uma boa eficiência operacional. Isso porque, do contrário, eles podem representar um gasto maior tanto de energia como de combustível. Isso quer dizer que poderá haver um maior impacto financeiro caso os trilhos ferroviários tenham baixa eficiência operacional. 

A baixa eficiência operacional também está associada a uma redução da segurança de passageiros, encomendas e trabalhadores da linha ferroviária.

Durabilidade x manutenção

Escolher trilhos de trem que possuam maior vida útil pode reverter em menos gastos de manutenção no futuro. A durabilidade é um fator importante que não deve ser deixado de lado. Trilhos que tenham maior resistência podem representar a melhor escolha a longo prazo.

Além disso, antecipe também gastos com manutenção. Por exemplo, cheque se é possível encontrar peças de reposição sem grandes problemas e analise a facilidade da manutenção.

Veja também: A Evolução das Normas e Padrões de Qualidade na Fabricação de Trilhos

Como escolher a melhor opção para o seu projeto?

Avalie o histórico da empresa 

Na hora de comprar trilhos de trem é fundamental fechar negócio com uma empresa que tenha um nome respeitado no mercado. Dessa maneira garante-se que os trilhos possuem procedência e são produzidos seguindo  as normas de regulamentação do Brasil.

Infelizmente, hoje pode-se ver trilhos de trem sendo vendidos por golpistas e empresas fraudulentas. Todavia, fazer uma compra sem garantia de procedência pode colocar em risco o seu projeto.

Antes de comprar, atente-se aos seguintes critérios:

  • Confira se empresa tem CNPJ e se está de acordo com a atividade produtiva;
  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
  • Pesquise sobre o histórico e reputação da empresa;
  • Confira a avaliação de outros clientes.

Se você quer comprar trilhos de trem de qualidade, a GMS está pronta para te atender.

Considere a produção sustentável

Nos últimos anos, a produção de itens a partir de uma lógica sustentável cresceu e, com os trilhos de trem, isso não seria diferente. Portanto, se for possível, considere os trilhos feitos de material sustentável. Isso ajuda a manter o modal ferroviário como um meio de transporte mais amigável ao meio ambiente.

Há vários benefícios da adoção da prática sustentável na produção de trilhos, como, por exemplo:

  • Redução da pegada de carbono;
  • Diminuição do desperdício;
  • Conversação de recursos naturais do planeta.

Nos projetos, é necessário analisar a relação entre as restrições orçamentárias e ambientais para fazer a decisão mais consciente e que ajude a contribuir para um futuro mais sustentável. 

Conte com a GMS na hora de comprar trilhos de trem

Comprar trilhos de trem é uma tarefa que pode ser complicada. Por isso, é essencial ter orientação de profissionais do setor. Para escolher a melhor opção para o seu projeto você pode contar com a ajuda da GMS, empresa líder no segmento de trilhos ferroviários.

A produção dos trilhos de trem considera a sustentabilidade associada a alta qualidade. A empresa é reconhecida pelo seu compromisso e expertise. 

Neste sentido, se você busca por trilhos seguros, duráveis e que atendam às necessidades do seu projeto, entre em contato com a GMS hoje mesmo e faça a sua cotação.

Veja também: Segurança Operacional: Medidas para prevenir acidentes com trilhos ferroviários

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn