Desafios e Soluções na Compra de Trilhos de Trem

O Brasil possui um grande histórico com o modal ferroviário, que começa por volta de 1850, quando as primeiras trilhas ferroviárias foram construídas no país. Da metade do século XIX para cá, o transporte ferroviário passou por diversas mudanças e evoluções. 

Vale a pena lembrar que durante décadas esse foi o principal transporte do país, começando a perder esse posto por volta de 1920, em decorrência do crescimento do sistema rodoviário. 

Apesar disso, o modal ferroviário ainda é importante para o Brasil, em especial em razão do tamanho do país e da necessidade de transportar cargas, como, por exemplo, aquelas ligadas ao agronegócio, para os portos do país.

Quando se fala desse tipo de transporte, é obrigatório falar sobre a infraestrutura ferroviária que envolve, dentre outras questões, a compra de trilhos de trem. 

É preciso entender os desafios e as soluções para fazer uma boa escolha de compra de trilhos de trem. Acompanhe o artigo para entender mais sobre isso.

Desafios e soluções na compra de trilhos de trem

As exigências do projeto

Em primeiro lugar, é fundamental entender o que o projeto exige. Cada planejamento pode demandar trilhos de trem diferentes, o que influencia diretamente na compra dos trilhos. 

Nesse sentido, é recomendável ter um profissional competente à frente do projeto, que saiba avaliar com precisão as necessidades relativas ao plano.

O impacto das condições climáticas e topográficas

As condições topográficas, como curvas e desníveis, assim como as condições climáticas, ou seja, as variações de temperatura, também apresentam desafios para a compra de trilhos ferroviários.

Isso porque curvas e desníveis podem exigir ajustes e melhores condições de curvatura. Assim, há trilhos que se adequam melhor a isso. 

Ainda, os trilhos podem tanto sofrer efeitos da dilatação térmica em caso de aumento de temperatura, como podem se romper em caso de diminuição da temperatura. 

Considerar essas questões é necessário para fazer uma compra de trilhos de trem. Deve-se lembrar que uma escolha errada pode reduzir a segurança operacional da malha ferroviária. Isso, por sua vez, coloca em risco passageiros e cargas.

Os diferentes tipos de trilhos de trem

Um outro desafio na compra de trilhos de trem tem relação com os diferentes tipos que existem no mercado. 

Para fazer a escolha adequada, é preciso entender quais são as características de cada um, com relação ao material, processo de produção, resistência, maleabilidade, dureza, dentre outros aspectos.

A escolha dos trilhos corretos para o projeto está associada igualmente à eficiência operacional da malha ferroviária. Quando a eficiência não é boa, isso acarreta gastos maiores em energia e em combustível, o que pode gerar um novo desafio.

A expansão da malha ferroviária

Nas últimas duas décadas o setor ferroviário passou a ser beneficiário de investimentos para a sua expansão. Isso é visto positivamente por muitas pessoas, como uma oportunidade para a área, mas gera novos desafios quando falamos da expansão da malha ferroviária.

Isso porque, em muitos casos, há um projeto de revitalizar as malhas que já existem, com o objetivo final de expandi-las. Para isso, é essencial optar por trilhos que se adequem à infraestrutura já existente. 

A produção sustentável

Nos últimos anos, um dos grandes desafios que o setor enfrentou foi a mudança no processo de produção de trilhos para apoiar a sustentabilidade. Em várias áreas esse tem sido um desafio.

Vale ressaltar que o modal ferroviário já é considerado ecológico. Os motivos para isso são vários. Confira:

  • Redução da emissão de gases poluentes, como gás carbônico (CO2), nos últimos anos;
  • Menor impacto ambiental levando em conta a área necessária para implementar a infraestrutura ferroviária

Contudo, o setor ferroviário, hoje, conta com a produção de trilhos feitos a partir de material reciclável, mantendo boa eficiência energética e durabilidade. 

Por isso, se você busca por trilhos de trem com garantia de procedência, que tenham qualidade e sejam sustentáveis, conte com a GMS. 

Veja também: A Evolução das Normas e Padrões de Qualidade na Fabricação de Trilhos

Como fazer uma boa compra?

Não leve em consideração apenas o preço

Um erro que muitas pessoas podem cometer na hora de comprar trilhos de trem é olhar apenas para o preço. Esse é um dos grandes desafios que existem atualmente.

Isso ocorre já que há empresas fraudulentas e golpistas que podem vender trilhos provenientes de roubos de carga ou de extravios. Desse modo, isso resulta na venda de trilhos sem a garantia de procedência e isso pode arriscar o seu projeto.

Compre trilhos de trem com uma empresa de qualidade

Um dos grandes desafios na compra de trilhos de trem é saber com qual empresa fechar negócio. Como vimos, o transporte ferroviário desempenha um papel importante para o Brasil, e como os trens transportam pessoas e encomendas, é fundamental garantir a segurança e integridade dos passageiros e cargas.

Portanto, é recomendado fechar negócio com uma empresa de confiança, que tenha histórico sólido no mercado. Na hora de comprar trilhos de trem, faça a escolha certa: conte com a GMS.

Com compromisso e expertise reconhecidos, a empresa atua há anos no setor e tem várias opções. Dentre elas, você encontrará a opção mais adequada para o seu projeto. Por isso, entre em contato com a GMS e faça a sua cotação hoje mesmo.
Veja também: Segurança Operacional: Medidas para prevenir acidentes com trilhos ferroviários

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn